Varicela

A vacina varicela (atenuada) refrigerada é uma vacina contra a varicela, contendo vírus vivo, atenuado, da cepa Oka\Merck.

A Vacina contra Varicela é indicada para a prevenção da catapora, ou seja, a vacina estimula o organismo a produzir defesas contra o agente causador da doença. A vacina se destina a prevenção e não ao tratamento.

Crianças de 12 meses a 12 anos de idade devem receber uma dose única de 0,5 mL.
Adolescentes com 13 anos ou mais e adultos deve receber uma primeira dose de 0.5 mL e uma segunda dose de 0,5 mL após 4 a 8 semanas.

Nos estudos realizados em crianças observou-se nível de eficácia de 95 a 100%. Em adultos a eficácia variou de 89 a 94%.

Dor, inchaço, coceira e vermelhidão (no local da injeção) foram as reações mais comuns. Ocasionalmente pode ocorrer febre, irritabilidade, formigamento da pele, Herper Zoster ou erupção cutânea tipo varicela sobre o corpo.

Reações mais graves: reações alérgicas, dificuldade para caminhar, alterações cutâneas graves e infecção da pele.

Raramente foram observadas inflamação do cérebro (encefalite), derrame, inflamação pulmonar e convulsões com ou sem febre.

- Hipersensibilidade a qualquer componente da vacina (incluindo gelatina e a neomicina);
- Discrasias sanguíneas ou qualquer tipo de câncer que afete o sistema imunológico;
- Uso de medicamentos que suprimem o sistema imunológico;
- Imunodeficiência, incluindo a decorrente de uma doença (como a AIDS);
- Tuberculose ativa não tratada;
- Febre maior que 38,5ºC;
- Gravidez (além disso, a gravidez deve ser evitada por 3 meses após a vacinação);
- Informe seu médico se está amamentando ou pretende amamentar. Ele decidirá se você deve ou não receber a vacina.